Atividades para alfabetização, fundamental e jogos pedagógicos para dinamizar suas aulas.

Ensino híbrido predominará em 2021?

Escolas de todo país se mobilizam para um possível retorno às aulas presenciais, visto que ainda sem um cronograma de vacinação se torna inviável. Nesse aspecto, os protocolos atuais serão mantidos e adaptados com compra de equipamentos e treinamentos fazendo parte desse plano de retorno.

Ensino híbrido predominará em 2021
Ensino híbrido predominará em 2021

Presencial, remoto ou híbrido: como será o ensino em 2021?

De acordo com o diarioescola.com inesperadamente, veio a pandemia da covid-19 e o modelo de ensino presencial, com todos os estudantes assistindo as aulas na escola, deixou de ser possível.

Pesquisa do Diário Escola

Como resultado, a esmagadora maioria das escolas que deram prosseguimento ao processo de escolarização adotou o modelo de ensino remoto. Inicialmente, eu bem posso atestar, a gestão escolar precisou demonstrar toda a sua agilidade. Afinal, de uma semana para outra, as escolas foram impedidas de receber os estudantes, tendo de interromper o processo de ensino-aprendizagem.

De fato, o tempo passou e a rede de ensino privada demonstrou sua força e competência. Inegavelmente, muitas foram as alternativas encontradas pelas escolas brasileiras para a adequada implementação do ensino remoto. Sobretudo, porque essa modalidade exigiu investimentos para manter a comunicação e a conexão entre a escola, os alunos e as famílias.

Finalmente, temos o modelo de ensino híbrido, modalidade de ensino que mescla o remoto com o presencial. Isto é, parte dos estudantes assiste presencialmente as aulas no ambiente escolar enquanto a outra parte acompanha as aulas de casa, de forma síncrona. Será um “arranjo” compartilhado entre as instituições de ensino e as famílias. De acordo com as possibilidades e as demandas de pais e responsáveis, as escolas estruturarão as turmas e a escolarização a fim de atender a todos da melhor forma possível.

Presencial, remoto ou híbrido?
Provavelmente, 2021 será o ano no qual o ensino híbrido predominará. Ainda mais em razão das muitas incógnitas e variáveis possíveis no cenário pandêmico.

Presencial, remoto ou híbrido, como estão se preparando os colégios?
Sem dúvida, o planejamento 2021 será memorável, tanto pela dificuldade quanto pela complexidade. No dia 17 de janeiro, o portal de notícias GZH, mantido pelo Grupo RBS, publicou a seguinte matéria:

“Escolas particulares da Capital se preparam para um ano letivo com aulas presenciais e remotas em 2021”
Na matéria, a repórter Aline Custódio relata que o treinamento dos profissionais de educação e a aquisição de equipamentos digitais fazem parte do planejamento das instituições de ensino que compõem a reportagem.

Também, que a experiência de 2020 garantirá maior efetividade nos processos de ensino-aprendizagem em 2021, na modalidade híbrida de ensino. Algumas instituições de ensino, inclusive, se planejaram para oferecer os três modelos de ensino (presencial, remoto ou híbrido).

Colégio João XXIII
Segundo a direção da instituição, a pandemia acabou possibilitando oportunidades de aprendizagem profissional docente e o fortalecimento das relações família-escola. Da experiência deste ano, a instituição levará para 2021 a reinvenção de tempos e espaços de aprendizagem por meio do ensino híbrido. Prevê ainda o desenvolvimento profissional docente, a partir da nova dinâmica de interação professor-estudante-tecnologia, e a personalização e diversificação dos percursos de aprendizagem, por meio de tecnologias e metodologias ativas que garantem uma maior autonomia dos estudantes no desenvolvimento de propostas individuais e coletivas. A direção destaca a ampliação da estrutura de TI, dos recursos audiovisuais e a arquitetura de ambientes educativos planejados em áreas abertas (gazebos e pergolados).

Raquel Tiburski

Fonte: https://diarioescola.com/presencial-remoto-ou-hibrido-como-sera-o-ensino-em-2021/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.