Atividades para alfabetização, fundamental e jogos pedagógicos para dinamizar suas aulas.

Atividade Interativa – Roteiro de Férias

Olá Profes!!!

As férias estão chegando e em 2021 não será diferente de 2020. A pandemia ainda continua e devemos continuar seguindo os protocolos sanitários para uma breve retomada. Com tudo, não poderia deixar de trazer uma ótima opção para que os colegas professores trabalhem com as crianças em  qualquer modalidade de ensino. Atividade Interativa – Roteiro de Férias para que as crianças programem esse momento de forma lúdica.

Baixe o material em PDF: Atividade interativa férias

A psicóloga conta que as férias são importantes justamente para as crianças descasarem das atividades escolares. “Mesmo estando em casa desde março, a grande maioria das crianças manteve uma rotina escolar diferente, mas com compromissos. Com isso, é importante que no período de férias as crianças se sintam livres e descansem, para recomeçar com energia quando as aulas voltarem”, destaca.

Com relação à rotina das férias, a professora afirma ser muito importante questões como definir o horário de acordar, se alimentar e dormir. “Esse limite pode ser maior do que na rotina durante as aulas, mas é importante que os pais não relaxem, para evitar que as crianças troquem o dia pela noite, como muitos fazem, em especial os adolescentes”, orienta.

ATIVIDADES

Sobre as atividades, Luciana destaca que os pais podem encontrar várias delas na internet e que vão ajudar a entreter as crianças dentro de casa, mas faz uma recomendação: “É fundamental fazer um planejamento junto com a criança. Esse momento não é para fazer tudo o que a criança quer, e sim a oportunidade dela entender questões de organização e do que é possível fazer”, afirma.

A psicóloga destaca ainda algumas atividades que podem ser realizadas em casa:

· Cozinhar – pense em refeições simples e gostosas e coloque a criança para ajudar, desde a separação dos ingredientes até o momento final do preparo. A criança pode ajudar a fazer doces, bolos, pizzas, sanduiches, sucos, salada de frutas, entre outros.

· Organização de armário – Prepare um ‘desfile de moda’ para a criança ter a oportunidade de ver o que usa e não usa mais, e separar para doação aquilo que não serve. O desfile também pode ser feito com as roupas dos pais, o que as crianças adoram. Coloquem uma música, escolham um lugar da casa e divirtam-se.

· Fazer Bolhas de Sabão – As crianças vão amar ficar no quintal ou jardim brincando com as bolhas.

· Escrever livros de histórias – a criança pode deixar sua imaginação tomar conta, escrever suas histórias e ler para os pais, para os avós, entre outros.

· Assistir filmes em família – reúna a família, pode ser à noite, façam o momento cinema com direito a pipoca.

· Jogos – existem muitos jogos que podem envolver toda a família e tornar esse momento divertido.

Embora muitas brincadeiras estimulem criatividade, coordenação motora, atenção e outros requisitos importantes para o desenvolvimento da criança, Luciana alerta que os pais não precisam se preocupar com a evolução escolar dos pequenos. “Importante sempre lembrar que as crianças estão de férias, momento de brincar, se divertir, criar e se alegrar. Não é momento de exigir desempenho acadêmico, mas sim de deixá-las livres e felizes”, reforça.

CUIDADOS

A tecnologia é importante, mas pode ser perigosa. Por isso, recomenda que os pais controlem o tempo de uso dos eletrônicos. Luciana diz que as férias são uma oportunidade para brincar e interagir com as pessoas que estão em casa. “Sabemos que a rotina dos pais nem sempre permite que eles estejam presentes o tempo todo com as crianças e, com isso, os eletrônicos acabam tendo o papel de entreter os pequenos. Mas os pais devem estimular os filhos a brincarem e realizarem atividades sozinhos, sem depender dos eletrônicos para se distraírem”, afirma.

Por fim, Luciana orienta que os pais consigam um tempo de qualidade com os pequenos. “Um tempo de qualidade é um tempo de atenção plena, é o momento que os pais devem estar inteiros para as crianças, sem preocupações com o trabalho, com o dia seguinte e, em especial, longe dos celulares. Os pais devem se envolver com as crianças, entrar na brincadeira e se divertirem juntos. Não importa se esse tempo é vinte minutos ou uma hora, se for com amor e atenção a criança se sentirá amparada, amada e feliz”, finalizou.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.