Olá Profes!
Sabemos da importância dos advérbios na nossa vida. O estudo do advérbio exige compreensão ampla dos aspectos semânticos dessa classe gramatical para a devida classificação dos elementos no texto.
“Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação. Além disso, temos as locuções adverbiais, que são expressões constituídas de duas ou mais palavras exercendo função adverbial.
BAIXE EM PDF: cartaz advérbios
Os advérbios são classificados em sete categorias de acordo com o sentido que ajudam a produzir no texto.
→ Advérbio de lugar.
→ Advérbio de tempo.
→ Advérbio de modo.
→ Advérbio de intensidade.
→ Advérbio de afirmação.
→ Advérbio de negação.
→ Advérbio de dúvida.
→ Comparativo.
O advérbio possui a função de modificar o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. A função de caracterizar o verbo pode ser percebida na formação da própria palavra advérbio, em que o prefixo -ad indica proximidade, contiguidade. Sendo assim, do ponto de vista funcional, os advérbios desempenham função morfológica e sintática.
