Olá Profes!
Para trabalhar em sala de aula e iniciar este gênero textual pouco conhecido dos alunos , apresentei os caminhos para chegar a uma carta pessoal, que usava antigamente como meio de comunicação entre as pessoas.
Disponibilizei algumas cartas pessoais e depois considerei apresentar um vídeo bem interessante, com a finalidade de mostrar as possíveis relações entre elas. Para ampliar o conhecimento também apresentei através de cartazes a estrutura e características desse gênero. O desfio não parou por aí, percebi que alguns alunos ainda não tinham conseguido assimilar e compreender a proposta desse texto. Diante deste cenário de incompreensão, busquei produzir esta atividade com intuito de alinhar tudo que foi estudado.
É importante destacar que durante o processo de composição, os alunos devem contemplar as etapas de produção propostas: o planejamento, elaboração de rascunho, avaliação e reescrita.
Para tanto, não deixe de repassar com eles as instruções dadas.
BAIXE O MATERIAL EM PDF: Carta do Leitor

Em uma carta pessoal, pode constar uma narração dos últimos acontecimentos da vida do locutor. Já em uma carta ao leitor, pode-se discutir uma matéria lançada recentemente em um veículo de comunicação.
Esse gênero epistolar possui uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta do leitor assegura uma resposta (feedback) de seus leitores.
Esse espaço reservado aos leitores é um importante instrumento de comunicação, pois eles podem interagir com o meio de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual.
Assim, as opiniões, sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações dos leitores são publicadas e podem ser visualizadas por qualquer indivíduo.
Além disso, o leitor pode sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação.
→ Carta do leitor
Debate e discute temas presentes em matérias ou jornais, propondo discussões e apresentando opiniões.
Faz uso da linguagem formal e prevalece a objetividade.
É escrita em 1ª pessoa.
É destinada a um jornalista responsável pela matéria lida pelo remetente, que decidiu emitir sua opinião acerca do tema.
Habilidades de acordo com a BNCC:
EF15LP01 :Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
EF15LP02 :Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Eu amei sua atividade. É tudo que eu estava procurando. Grata!