Olá Profes!!!
Estamos no mês de setembro e como sabemos é o mês da campanha do Setembro Amarelo. A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto. Os dados são alarmantes. O assunto também deve ser debatido nas escolas, já que boa parte dos incidentes ocorrem na faixa etária escolar.
Todas as manhãs o girassol parte em busca do sol, seguindo a luminosidade insistentemente, porque precisa dela para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em direção à luz. Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
Como levar a campanha do Setembro Amarelo para o ambiente escolar?
Há várias formas de abordar o Setembro Amarelo nas escolas. Para tanto, é importante focar no intuito da campanha, como apresentado pelo psiquiatra Valdir Campos: “desconstruir estigmas e tabus em relação ao suicídio, além de criar grupos de mútua ajuda e outras medidas para aumentar os laços sociais na comunidade”.
Durante esse período, a gestão escolar deve convidar especialistas no assunto, como psicólogos e psiquiatras, para conduzir conversas e reflexões sobre o tema e propiciar um ambiente que preze pela saúde mental de seus alunos, transparecendo um senso de comunidade.
Isso tudo ajudará o aluno a desenvolver um sentimento de pertencimento à escola e a saber que pode buscar a ajuda que precisa em um momento de necessidade.
Além das palestras com convidados, o coordenador, ou até mesmo o diretor escolar, pode desenvolver outras atividades, como:
Organizar rodas de conversa entre alunos de diversas turmas.
Espalhar cartazes informativos pela escola, os quais podem ser desenvolvidos pelos alunos com a ajuda de professores.
Levar o assunto para a sala de aula de forma extracurricular, em conjunto com professores de Biologia e Ciências ou até mesmo de outras disciplinas, por exemplo.
Explorar livros, filmes e outros materiais culturais que tratem do assunto.
Incentivar o adolescente a procurar ajuda profissional.
Encaminhar o estudante para acompanhamento profissional em casos mais sérios.
Enfim, a gestão educacional tem uma gama de opções para levar o assunto até a escola, mas é importante contar com toda a equipe para ajudar a desenvolver esses momentos.
Baixe a luva no seu computador em PDF e imprima quantas vezes quiser: Luva setembro amarelo



PARABENS PELO MATERIAL!
MUITO BOM PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS NAS ESCOLA.
OBRIGADA.
Obg profe!