Atividades para alfabetização, fundamental e jogos pedagógicos para dinamizar suas aulas.

Painel “O carteiro chegou”

Olá Profes!

Trabalhar o gênero textual “Cartas” é muito importante nos dias atuais, pois ajuda as crianças a entenderem que escrever cartas é um jeito maravilhoso de compartilhar como eles se sentem, e receber cartas pode ser um jeito de entender como os outros estão se sentindo.

Baixe em PDF aqui: Painel “O carteiro chegou”

Por que incentivar a troca de cartas entre crianças?
A carta é um tipo de texto cujo objetivo é transmitir uma mensagem, encaminhar uma instrução ou permitir uma conversa entre duas pessoas, por exemplo. É, portanto, um gênero textual de correspondência. Além disso, as cartas são também um dos instrumentos de comunicação mais antigos e poderosos!

Escrever uma carta, sobretudo manuscrita, requer atenção, tempo e bastante cuidado. Afinal, através das palavras, é possível transmitir diversos sentimentos, como felicidade, tristeza, carinho, medo, amor e muito mais. Linha a linha, letra por letra!

Ainda, essa é uma atividade que exige paciência: é preciso escrever o texto, preencher o envelope, fechá-lo cuidadosamente, colar o selo, enviar a carta e, somente então, o destinatário irá receber a sua mensagem! Depois, é preciso aguardar ainda mais algum tempo, para que a resposta chegue até você. Ufa! 😅

Dessa forma, a troca de cartas tem muito a ensinar para os nossos pequenos e pequenas! Por meio delas, as crianças podem enviar desenhos, mensagens de amizade, contar uma notícia, compartilhar uma receita e expressar toda sua saudade de algum amigo ou familiar que mora longe, por exemplo. Incrível, não é mesmo?

Já enquanto recurso pedagógico, as cartas estimulam a leitura e a escrita, incentivam a compreensão textual e também trabalham habilidades socioemocionais, como a imaginação, a criatividade, a empatia e a expressão de opiniões, sentimentos e emoções.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.