Olá profes!
Essa atividade com temática “Dia do Trabalho” trabalha a leitura e compreensão textual do 3º ao 5º anos do ensino fundamental e tem o objetivo de levar ao alunado um pequeno resumo desta data tão significativa e importante de todos trabalhadores em todo o mundo.
Baixe a atividade em PDF: ATIVIDADE DIA DO TRABALHO
Origem do Dia do Trabalho
Quando é o Dia do Trabalho?
Este feriado internacional é celebrado em 1º de maio e é mais comumente associado como uma comemoração das conquistas do movimento trabalhista.
O feriado também pode ser conhecido como Dia Internacional do Trabalhador ou Dia de Maio e é marcado com feriado em mais de 80 países.
História do Dia do Trabalho
As primeiras celebrações do Dia de Maio com foco nos trabalhadores aconteceram em 1 ° de maio de 1890 após sua proclamação pelo primeiro congresso internacional dos partidos socialistas na Europa em 14 de julho de 1889 em Paris, França, para dedicação do dia 1 ° de maio de cada ano como o “Dia dos Trabalhadores da Unidade Internacional e Solidariedade.”
A data foi escolhida devido a acontecimentos do outro lado do Atlântico. Em 1884, a Federação Americana de Sindicatos e Comércios Organizados exigiu uma jornada de trabalho de oito horas, a partir de 1º de maio de 1886. Isso resultou na greve geral e no motim de Haymarket (em Chicago) de 1886, mas eventualmente também na sanção oficial da jornada de trabalho de oito horas.
1º de maio é comemorado como o “primeiro de maio” na maioria dos países do mundo. No Reino Unido e na Irlanda, o feriado bancário não é ajustado em 1º de maio, mas sim na primeira segunda-feira de maio.
No século 20, o feriado permitido o aval oficial da antiga União Soviética e é comemorado como o Dia da Solidariedade Internacional dos Trabalhadores, especialmente em alguns estados comunistas. As celebrações em países comunistas durante a era da Guerra Fria geralmente consistiam em grandes desfiles militares com as últimas armas exibidas, bem como mostrar as pessoas comuns em apoio ao governo.
Curiosamente (dada a origem dos dados de 1º de maio), os Estados Unidos comemoram o Dia do Trabalho na primeira segunda-feira de setembro (1º de maio é o Dia da Lealdade, um feriado legal, mas não conhecido nos Estados Unidos). Há alguma sugestão de que a razão para isso foi evitar a comemoração dos distúrbios que ocorreram em 1886. A adoção do Dia de Maio pelos comunistas e socialistas como seu feriado principal tem sido outra razão para a resistência oficial às celebrações do Dia do Trabalho em América.
Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Holanda também celebram o Dia do Trabalho em datas diferentes; embora isso tenha a ver com a origem do feriado países.
O Primeiro de Maio tem sido um ponto focal para manifestações de vários grupos comunistas, socialistas e anarquistas.
O dia 1º de maio também foi um feriado pagão em muitas partes da Europa. Suas raízes como um feriado remontam ao Beltane gaélico. Era considerado o último dia de inverno em que se comemorava o início do verão.
Durante a época romana, 1º de maio foi visto como um período chave para celebrar a fertilidade e a chegada da primavera. A festa romana da Flora, a deusa das flores e da estação da primavera, realizada entre 28 de abril e 3 de maio.
Os ritos e celebrações inglesas tradicionais do Primeiro de Maio incluem Morris dançando, coroando uma Rainha de Maio e dançando em torno de um mastro; festividades que a produção de uma celebração sazonal popular na Inglaterra medieval.
